terça-feira, 25 de março de 2014

Nossa língua Portuguesa...


| Isto é Comunicação! |


Olá amigos!!!
Meu eu nome é Ana Claudia dos Santos Fonseca De Souza, sou professora de língua Portuguesa e Literaturas de Língua portuguesa, atualmente atuando como professora na disciplina de Redação desta Instituição de ensino desde o ano de 2009.
Venho por meio deste convite, ressaltar a importância da comunicação escrita nos dias de hoje, não esquecendo que em todas as profissões é dada a melhor posição aqueles que são melhores comunicadores, ou seja, para se estar à frente é preciso falar, e principalmente escrever bem.
Tenho visto que muitos alunos encontram grandes dificuldades em passar para o papel, mesmo sabendo a matéria, por possuírem baixo desempenho em questões dissertativas, o que dificulta e muito, pois não respondem de forma clara ao que foi pedido. A mensagem é, se você quiser ter sucesso, você tem que saber escrever bem para deixar uma boa impressão a quem lê.
Para que estendamos melhor todo esse mecanismo, existem algumas regras que são fundamentais, mas com certeza o seu conhecimento de mundo o ajudará e muito nessa trajetória, então fique sempre atento aos noticiários, sejam eles de TV, jornais, revistas ou internet, seja um bom leitor procurando sempre por novas tendências, mas não esquecendo os clássicos da nossa literatura que sempre são citados em qualquer concurso ou avaliações anuais, e lembre-se:

“Escrever é uma prática social que consiste, em boa medida, em escrever contra, sobre, a favor, ou, mais simplesmente, a partir de outros textos. Não há escrita sem polêmica, retomada, citação, alusão etc. Ninguém escreve a partir do nada, ou a partir de si mesmo”. (UNICAMP, 2001)
“Qualquer um de nós senhor de um assunto é, em princípio, capaz de escrever sobre ele. Não há um jeito especial para a redação, ao contrário do que muita gente pensa. Há apenas uma falta de preparação inicial, que o esforço e a prática vencem”. (Mattoso, 2001, p.61) 
      
Então para vocês 10 dicas bem básicas.

1) Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos isso ajudará na pontuação.

2) Na dissertação, não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos.

3) Uma redação “brilhante” mas que fuja totalmente ao tema proposto será anulada.

4) É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.

5) A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.

6) Na narração, uma boa caracterização de personagens não pode levar em consideração apenas aspectos físicos. Elas têm de ser pensada como representações de pessoas, e por isso sua caracterização é bem mais complexa, devendo levar em conta também aspectos psicológicos de tipos humanos.

7) O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal; a carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada.

8) O que se solicita dos alunos é muito mais uma reflexão sobre um determinado tema, apresentada sob forma escrita, do que uma simples redação vista como um episódio circunstancial de escrita.

9) A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.

10) Na narração, há a necessidade de caracterizar e desenvolver os seguintes elementos: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo.

Vamos a um pouquinho de poesia.

Tecendo a Manhã
[João Cabral de Melo Neto]

1.
Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.

2.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
 (a manhã) que plana livre de armação.
A manhã toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.

Fazendo uma análise bem superficial de uma poesia tão complexa, posso dizer que a linguagem é a capacidade de estabelecermos comunicação, então uma pessoa sozinha não constrói um novo dia, ela precisará de outras pessoas. Daí a palavra texto que vem do Latim texere (construir, tecer). Quando falamos através da língua que é um sistema de signos linguísticos que combinados formam as palavras e essas palavras agrupadas formam o texto.
Quando dominamos a linguagem e através da língua e da fala nos expressamos como indivíduo, não há barreiras, seremos livres e nos elevaremos como diz a poesia “Luz balão”.

Até a próxima!

Um beijo e um forte abraço da professora
Ana Claudia S. F. de Souza.

Equipe CGL.

Um comentário:

EDUARDO GOMES disse...

Olá...sou Eduardo Gomes e pai da aluna Nathália Gomes (6º ano).
Realmente a leitura e a escrita são fundamentais para a vida pessoal e profissional. Sou Gerente de RH e me deparo com este problema, principalmente com candidatos que não conseguem redigir uma redação ou até mesmo durante uma entrevista. Incentivar o jovem é papel fundamental e também acho que começar a preparar os alunos que realizarão provas de vestibular é uma ótima ideia, incluindo palestras. Abraços.